27 de junho de 2010


Mais comédias para se ler na escola

1
Depois do sucesso de Comédias para se Ler na Escola, que vendeu mais de 300 mil exemplares, chega às livrarias nova coletânea de crônicas de Luis FernandoVerissimo voltadas para jovens
Mais Comédias para Ler na Escola reúne crônicas de um dos mais respeita-dos cronistas brasileiros selecionadas por Marisa Lajolo, professora de literatura há quarenta anos. Com textos capazes de despertar nos estudantes o prazer e a paixão pela leitura, a publicação, voltada para o público adolescente, traz uma seleção de crônicas que deixam claro por que Verissimo é um dos autores preferidos dos jovens brasileiros. São textos curtos e fáceis de ler que combinam duas das principais carac-terísticas do escritor gaúcho: a inteligência e o bom humor.

Como Marisa observa em seu texto "O cronista no coração das coisas", na a-presentação da obra: "Se livro fosse remédio - que tem bula e rótulo -, aqui se leria que estas Mais Comédias para Ler na Escola não têm contra-indicação. Na escola ou em casa, lendo por iniciativa própria ou porque a escola o adotou, este livro só tem indicações a favor. Todo mundo sai ganhando: lendo porque-o-professor-mandou-e-vai-cair-na-prova ou porque se sabe que ler qualquer livro de Luis Fernando Verissimo é uma grande experiência de leitura, estas Mais Comédias para Ler na Escola são garantia de boas risadas e de boa leitura. Que não fica menos divertida ao se acompanhar de alguma reflexão, como a que aqui também se inspira. O que não é pouco, não é mesmo?"
Algumas das crônicas do livro tratam de temas que estão ligados diretamente à juventude, como o martírio do vestibular (que Verissimo revela nunca ter enfrentado) e a relação entre pais e filhos. Outras, igualmente divertidas, abordam assuntos diversos, indo da importância da primeira linha dos romances a paranóias envolvendo lingüiças calabresas. Em todas elas, uma qualidade que só os grandes cronistas possuem: a capacidade de buscar o inusitado, o engraçado e o lírico no cotidiano.

1 comentários:

Daniele Vintecinco disse... [Responder comentário]

Vamos fazer parceria sim rs, seu banner já esta no meu blog no fim da pagina. Bjsss