19 de abril de 2010


Emule X Limewire

0
Eu, particularmente, não sei bem dizer qual a diferença entre os dois. De todo modo, uso os dois. Mas, geralmente, uso mais o limewirw, no caso de baixar músicas. E uso o emule pra baixar mais videos, filmes. O limewire é mais rápido, não demora tanto pra baixar músicas como o emule... Já quanto aos filmes, o emule não demora tanto, e não sei bem o porquê...
Faland
o um pouco de cada um, dá pra saber mais ou menos a diferença:

LimeWire é um programa de computador de compartilhamento de arquivos baseado na rede Gnutella. O programa também tem um suporte limitado a BitTorrent. Está disponível uma versão freeware e uma versão paga com mais recursos. É um software livre, distribuído sob a licença GNU GPL.

A linguagem de programação empregada no LimeWire é o Java, portanto o software torna-se capaz de funcionar em qualquer sistema operacional que possua uma "Máquina virtual Java" instalada. Para facilitar a instalação por parte de usuários leigos, os desenvolvedores criaram pacotes de instalação para Windows, Mac OS X e Linux. A versão para Windows do software, possui um instalador do Java que confere se o computador possui ou não a versão mais recente e descarrega-a se necessário.

  • O LimeWire usa padrões de criptografia com algoritmos SHA-1 e Tiger Tree Hash para assegurar a validade do arquivo descarregado. Embora investigadores afirmem a existência de falhas no algoritmo SHA-1, o LimeWire não utiliza SHA-1 sozinho, portanto essas falhas são praticamente inofensivas.
  • Se usuário tiver o software iTunes instalado em seu computador, o LimeWire pode reproduzir as músicas baixadas directamente nele em vez do reprodutor de músicas incluído no LimeWire.
  • O LimeWire permite compartilhamento da sua biblioteca por DAAP (Digital Audio Access Protocol). Assim, quando o LimeWire estiver a processar alguns arquivos compartilhados, são detectados na rede DAAP local permitida, por exemplo iTunes.
  • Possui também a possibilidade de troca de aspecto (skins) por outras que podem ser baixadas na página oficial do programa ou feitas por usuários mais experientes.
  • Foi o primeiro software de compartilhamento de arquivos a suportar transferência de arquivos através de uma firewall, recurso implantado a partir da versão 4.2, lançada em novembro de 2004.
  • LimeWire também inclui suporte a BitTorrent, mas é limitado a 3 downloads de torrents e 3 uploads de torrents.
  • A partir do LimeWare 5.0, foi introduzido um mensageiro instantâneo que usa o Protocolo Jabber.
Em computação, eMule é um aplicativo de compartilhamento de arquivos (ou ficheiros) através de cliente/servidor que trabalha com as redes eDonkey2000 e Kad oferecendo mais funções do que o cliente eDonkey padrão. O eMule é um software livre lançado sob a GNU General Public License. Possui versões para Microsoft Windows.

Os diferenciais do eMule são a troca de links entre os clientes, rápida recuperação de downloads corrompidos e o uso de um sistema de créditos para premiar os usuários que fazem mais uploads.

Além disso, o eMule transmite os dados de forma compactada (com Zlib) para poupar largura de banda. Outra característica do eMule é a habilidade de aceitar links "ed2k" (ed2k://) de um navegador e começar a baixar o(s) arquivo(s) a que o link se refere. Esses links garantem que o arquivo sendo baixado é de fato o que ele diz ser e que não contem vírus ou spywares. Recentemente, muitos dos sites que provêem esses links tem sido fechados pelas autoridades devido à questionável legalidade dos links providos.

Versões duplicadas do mesmo arquivo são identificadas através do uso do algoritmo SHA1 que calcula todos os bytes do arquivo e compara com o resultado do cálculo do arquivo original, se os dois resultados forem iguais, o arquivo está perfeito.

Nas versões mais recentes (v0.47c e posteriores), o eMule tem suas próprias implementações da rede, a Kademlia, que não utiliza servidores centrais, ao contrário da rede eDonkey2000. Na Kademlia que cada usuário é um "nó" na rede, como tal, esta política (semelhante à da Internet) é bastante eficiente, pois a falha de um nó não implica a falha de toda a rede. Foram também adicionadas às novas versões a "Busca Unicode" (que permite achar arquivos com caracteres especiais) e a habilidade (não suportada no Kademlia) de verificar a busca no servidor, que arquivos tem fontes completas (e podem por conseqüência serem completamente baixados).

Grande parte dos usuários de eMule baixam arquivos maiores que 100MB (CDs de áudio completos ou filmes) e isso cria grandes filas de espera de até 5000 usuários. Tais filas tornam o eMule mais difícil de usar para a troca de pequenos arquivos (como músicas em MP3) e grandes arquivos (como CDs completos ou filmes) do mesmo usuário. Mas isso não significa que ele seja totalmente ineficiente para baixar pequenos arquivos, apenas demoram um pouco mais para começar. Entretanto o grau de confiabilidade é idêntico aos demais programas P2P, sendo que a taxa de sucesso no término de arquivos, tanto grandes, quanto pequenos é muito alta, sendo a maioria dos (raros) arquivos corrompidos que chegam via download, já eram corrompidos ANTES de serem compartilhados.

A característica mais importante do eMule é que ele força o usuário a compartilhar arquivos, por dois métodos:

  1. Arquivos compartilhados com mais de 10 MB são divididos e baixados em partes, então alguém baixando o arquivo, compartilha as partes que dele que já baixou antes mesmo de completar o download. O usuário que está recebendo é, dessa forma, obrigado a compartilhar até que o download termine.
  2. Se um usuário escolhe limitar a sua taxa de upload, o eMule automaticamente diminui a sua taxa de download, evitando os tão famosos leechers.



0 comentários: